-
Arquitetos: Ateliê Birdies
- Área: 153 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Favaro Jr.
-
Fabricantes: ArqFazz, Casa Grande Móveis Planejados , Decortiles, Dei Mobili, Eliane, Estoque Parado, Quadrum, Selezione per la Casa, Serralheria Garcia, Sulandes, Turim Mármores e Granitos
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Americana, interior de São Paulo, o Loft Container se destaca na paisagem por sua arquitetura arrojada em meio ao centro antigo da cidade. Foram 10 meses até a conclusão da obra.
O projeto de 152,73m² construídos, incluindo garagem, utiliza cerca de 500 m² do terreno de um total de 1.000m2. Um dos grandes desafios era manter a casa prática, funcional e aconchegante. Com isso, tomamos a decisão da implantação posterior do terreno, onde faz divisa com a linha férrea, trazendo privacidade a fachada em via pública e deixando a frente do terreno livre para futuras propostas.
Tudo ganhou vida com a utilização de 02 elementos imprescindíveis para os clientes: 20 mil tijolos artesanais, que foram recuperados de imóveis demolidos na região e guardados por eles durante anos, e os containers, elemento de sustentabilidade e com estilo industrial.
Entretanto, outro obstáculo era manter todas as características, proporções e elementos marcantes,sem disputar com a produção e ambientação dos espaços. Para isso, adotamos a cooparticipação entre esses elementos e uma mistura fina entre o design contemporâneo, materiais rústicos e acervo de arte e memória afetiva, deixando tudo personalizado.
Com grande experiência em construções de diferentes materiais e técnicas, os clientes chegaram até o escritório buscando uma experiência diferenciada de arquitetura e design. Pensando nisso, preparamos uma grande mescla de arquitetura e designer para a casa, deixando-a o rústica, elegante, sofisticada e os materiais brutos, aconchegantes.
Foram utilizadas estruturas metálicas para vigas, pilares, escadas e cobertura, os tijolos artesanais como elementos de vedação e os containers para compor o segundo pavimento de forma integrativa, autoportante e mantendo-o como área íntima e privativa.
Nossa fachada principal, voltada para a área privativa do terreno, se resume em uma grande caixa retangular de tijolos sem forro, mantendo toda a infra-estrutura aparente porém camuflada pela cor preta, com os containers se sobressaindo da volumetria mestra.
O segundo pavimento comporta 02 containers marítimos high cube de 40 pés cada, totalizando cerca de 56m² de área útil. Tal qual foi subdividida entre 02 suítes másters espaçosas e com acabamento polido, deixando de lado o aspecto rústico na área íntima da casa e trazendo elementos mais clássicos, além de permitir ventilação cruzada e entrada de luz natural por todo o cômodo.
A área social de aproximadamente 91m², atende ao estilo do casal de receber amigos e parentes, questão de prioridade ao se fazer o programa do projeto. Com ambiente 100% integrado, grandes esquadrias e com uma amplitude ainda maior do espaço a quem o vivencia, a varanda ganha destaque com a cobertura sendo feita por um balanço, de cerca de 4 metros de extensão, dos containers no pavimento superior.
Outro detalhe importante do projeto é sua possibilidade de expansão. Para isso, a garagem foi concebida utilizando o conceito modular que, com praticidade e sem retrabalho possibilita fazer intervenções futuras.